sábado, 6 de abril de 2013

A Conduta dos Convidados




O dicionário traz como significado da palavra etiqueta: “regra de conduta em sociedade”. É uma forma de comportamento que faz parte da boa educação e a educação começa em casa, com os pais.



Quando a minha filha tinha oito anos, ofereci-lhe um livro sobre etiqueta para crianças. Claro que, quando desembrulhou o presente, não lhe achou muita graça mas coube-me a tarefa de a começar a interessar-se pela leitura do livro. Devo confessar que valeu a pena….

 


As regras de etiqueta são muito importantes para as crianças. Se crescerem habituadas às boas maneiras, utilizarão as bases da etiqueta durante toda a vida, apesar de haver, cada vez mais, uma grande tendência para descurar este aspeto.

Até no mundo mais moderno e descontraído, a etiqueta continua a ser um fator essencial de bem-estar.

 

Quando recebemos um convite para almoçar ou jantar, o que deve acontecer com duas semanas de antecedência, devemos responder imediatamente. Se surgir um imprevisto entretanto, deve-se telefonar imediatamente.

 Devemos ser pontuais para um almoço ou um jantar e mesmo para uma refeição volante.
 

 
 
Se o convite for mais íntimo fica bem levar um pequeno presente para os donos da casa, como por exemplo umas flores, uns bombons ou até mesmo um bom vinho.

 

 
Só se começa a comer quando a dona da casa dá sinal. Devemos procurar acompanhar o ritmo da mesa ao comer. Tentemos participar e mostrar gosto pela conversa. Não convém abordar assuntos controversos tais como religião, política ou negócios.

 No final, é importante agradecer aos donos da casa a noite agradável que se acaba de passar. Além disso, devemos telefonar no dia seguinte a agradecer o simpático almoço ou jantar. De resto, a etiqueta exige que os convidados retribuam do mesmo modo o convite.
 
Estas são algumas regras de base da etiqueta para os convidados, permitindo um convívio agradável e inexequível.   


 

A minha sugestão de hoje é este delicioso bolo,  Bolo Dois Chocolates. 



 

2 comentários:

  1. Uma boa e deliciosa sugestão!!!
    Está um bolo espetacular lindo lindo!

    Beijinhos;

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)
      É realmente uma delícia....
      Beijinho

      Eliminar