quarta-feira, 3 de abril de 2013

A mesa...e o ambiente



As mudanças na decoração da mesa provocam uma transformação no ambiente. Ao modificar a decoração da mesa, cria-se um ambiente novo: típico, moderno, romântico, original, antigo… Pode dar-se à mesa um aspeto quente ou repousante, com ou sem toalha, utilizando um jogo de mesa téte à téte, por exemplo.
 

Deve-se fazer uso da cor para transformar a sala de jantar. A escolha das cores depende do gosto pessoal e do ambiente que se quer criar. Contudo, aqui ficam algumas dicas que podem ajudar:

·         Não empregue muitas cores.

·         Prefira as cores claras às cores escuras.

·         As cores claras são essencialmente cores de base.

·         O ouro combina melhor com as cores quentes (amarelo, laranja, castanho, vermelho)

·         A prata combina melhor com as cores frias (azul, verde, cinzento, branco)



Pode-se conseguir um efeito muito original, usando uma decoração apenas com uma cor, utilizada em
várias tonalidades.

 
 



Há processos muito simples de conseguir harmonizar as cores. O processo mais simples é a partir de uma flor, ou de um centro de mesa constituído por frutos. Uma simples taça de frutos frescos, que se servirão à sobremesa, também pode contribuir para a harmonização de cores. Pode-se combinar uvas verdes e pretas com laranjas e frutos vermelhos. Para realçar este arranjo juntam-se algumas flores brancas, por exemplo margaridas. O resultado é lindo!

 
 
 
 
O êxito de um jantar tem, na base, uma bela mesa e um menu interessante. A sala deve ficar acolhedora. Quem recebe sorri, mostra-se feliz…e os convidados sentir-se-ão felizes também.

Para o menu, aqui deixo a minha sugestão:






Rolo de carne recheado com queijo e fiambre, coberto com fatias de bacon, acompanhado com tagliatelle salteada com espinafres e cogumelos.





Para sobrenesa, tarte fria de ananás.







 Um menu que uso algumas vezes e com ótimos resultados.












Sem comentários:

Enviar um comentário