domingo, 3 de março de 2013

Festas de Palmo e Meio

Nas festinhas de aniversário das crianças, “à moda antiga”, os pais decoravam a casa com balões, muitos balões e bem coloridos, e preparavam um lanchinho para os convidados, onde não faltava a gelatina, a mousse de chocolate, as batatas fritas, os pãezinhos de leite com queijo e fiambre… e claro, o bolo de aniversário.

Hoje é um pouco diferente. Os pais, por razões diversas, procuram mais espaços exteriores. Mesmo assim, a criança precisa sentir que a sua festa é exclusivo, que tudo foi feito de acordo com o que ela gosta. A escolha do convite, do espaço e do tema da festa.

É também muito importante que os pais participem ativamente dos detalhes da festa, ouvindo sempre a opinião da criança. Ela precisa sentir que a sua opinião é muito importante.

A escolha do tema é uma das etapas mais importantes. Vai determinar a decoração do espaço e também, o bolo de aniversário. Qualquer coisa pode servir de tema, desde a cor preferida, um brinquedo favorito, um desenho animado…O importante é que o desejo da criança seja atendido.

Na festa o que não podem faltar são brincadeiras criativas. Para isso deve ter em linha de conta a idade do aniversariante e dos convidados. Pode sempre contratar um monitor que se encarregará da animação ou, então, os próprios pais com um pouco de imaginação e paciência farão isso na perfeição. As crianças só devem parar de brincar em dois momentos da festa: na hora do lanche e na hora de cantar os parabéns.

Deve escolher um convite apelativo, onde deve indicar todos os dados pertinentes à festa: tema, local e hora. As crianças podem ajudar na confeção e entrega dos convites. Elas vão adorar!

O uso de copos, pratos e talheres descartáveis são o mais aconselhável, para evitar pequenos acidentes. A ementa deve ser definida de acordo com o horário da festa e a quantidade de convidados. Tenha em atenção que duas crianças equivalem a um adulto. Se a festa for à tarde sirva lanches e alguns salgados variados. As crianças não comem muitos bolos e devem guardar a vontade para o bolo de aniversário.

O bom das festas em casa é que não têm hora para acabar. Tente arranjar um tempinho para a pós-festa. Para as crianças, é importante ver a família reunida no fim da festa. Elas ficam muito felizes, começam a abrir os presentes e relembram tudo o que aconteceu durante o dia. É neste momento que os pais param e pensam: vale, sim, a pena organizar uma festinha em casa para os filhos.

Fica aqui uma sugestão para um bolo de aniversário.

Sem comentários:

Enviar um comentário